Entendendo a decisão para dieta enteral

O seu profissional de saúde (médico ou nutricionista) recomendou dieta enteral para você ou seu familiar. Talvez você já tenha tido contato com dieta enteral no hospital e conhece detalhes de todo esse procedimento, mas é possível que a decisão de iniciar dieta enteral tenha sido tomada muito rapidamente. É natural que você se sinta preocupado ou confuso ao se deparar pela primeira vez, com o uso da terapia nutricional com dieta enteral.

Como tudo o que não entendemos totalmente, começar a dieta enteral pode parecer preocupante. Nessa hora, surgem diversas perguntas sobre o impacto para sua saúde, e todos os aspectos de sua vida. É seguro? Como será a rotina? Serei capaz de lidar com isso em casa? E como eu posso encontrar ajuda ao longo do caminho?

O correto apoio, orientação e informação sobre a dieta enteral podem ajudá-lo a obter o conhecimento e confiança necessários, para entender e aceitar a decisão de iniciar a dieta enteral. 

Estamos aqui para lhe auxiliá-lo neste processo. Com informações e respostas para às perguntas frequentes, nós o ajudaremos a entender por que a dieta enteral pode ser a melhor escolha para você ou seu familiar, e como isso pode ser uma parte positiva em sua vida.

Benefícios da dieta enteral

Seu profissional de saúde recomendou a dieta enteral para você ou seu familiar porque ela o ajudará a obter os nutrientes que seu organismo necessita, mas que atualmente não consegue obter. Sem uma nutrição adequada, você corre risco de:

  • Redução de energia e força: consumir menos calorias (energia) e absorver menos proteína que o necessário pode causar cansaço, impactando quase todas as suas atividades: comprar, cozinhar, trabalhar e se divertir. No longo prazo, tanto seus músculos como a sua força física também podem começar a diminuir.
  • Perda de peso: absorver menos calorias do que seu organismo necessita leva a perda de peso, que pode torná-lo mais vulnerável às doenças e enfermidades, dificultando a resposta aos tratamentos.

Os benefícios da dieta enteral reduzem esses riscos. A dieta enteral pode melhorar a energia e a força, bem como prevenir a perda de peso ao fornecer todos os nutrientes que você necessita diariamente. Para muitos, a dieta enteral é a única opção disponível para mantê-los vivos.

Receba a nossa newsletter

Por favor confirme:
Que você é um profissional de saúde e está seguindo
a orientação apropriada em seu país.

O conteúdo desta área é destinado apenas para profissionais de saúde.
Sim, eu sou um
profissional de saúde
Não, não sou um profissional
de saúde (sair desta área)