Já que a dieta é líquida, preciso ingerir água pela sonda?

Sim, ingerir liquido pela sonda se faz preciso. A dieta liquida pode chegar a conter uma quantidade de agua livre. No entanto, insuficiente para fornecer a quantidade de agua que uma pessoa necessita. Um erro comum é ingerir água pela sonda somente após a dieta, no momento da higiene, ou para a medicação, este volume (30-35 mL) é pouco perto da necessidade diária de água [1].

A quantidade recomendada de água pode variar de pessoa para pessoa, sendo que a recomendação geral é de 2 L de água ao dia [1]. Outras referências, indicam que é necessário 30-35 mL de água por kg de peso corporal (por exemplo, uma pessoa de 70 kg precisaria de 2,1 L de água ao dia). É importante seguir a indicação do seu médico e nutricionista, para saber a quantidade de água ideal para você. Mas uma dica é, repare no volume e na quantidade de vezes que urina, bem como na sua coloração - quanto mais clara (por vezes quase transparente), é porque você está melhor hidratado [2]. Lembre-se dessas informações:

  • Adicione água na sonda nos intervalos das refeições, mesmo quando não vai tomar medicações ou ingerir a dieta líquida [1,2].


  • A água deve ser filtrada ou previamente fervida e ingerida em temperatura ambiente [3].


Referências

[1] California State University Northridge. Tube feeding tutorial. 2017.

[2] Vivanti, A. P. "Origins for the estimations of water requirements in adults." European journal of clinical nutrition 66.12 (2012): 1282-1289.

Receba a nossa newsletter

Por favor confirme:
Que você é um profissional de saúde e está seguindo
a orientação apropriada em seu país.

O conteúdo desta área é destinado apenas para profissionais de saúde.
Sim, eu sou um
profissional de saúde
Não, não sou um profissional
de saúde (sair desta área)