Posso dormir com a sonda?

A sonda nao deve ser retirada em nenhum momento, nem mesmo para dormir, e qualquer tarefa ou atividade pode ser realizada normalmente.
Se a sonda nasal sair acidentalmente, por exemplo, por movimentos bruscos durante o sono, a equipe do ambulatório ou hospital deve ser procurada para recolocação da sonda [1]. 

Cada pessoa pode ter uma experiência diferente em relação ao sono, e isso também pode variar dependendo do tipo de sonda (nasogástrica, gastrostomia, jejunostomia). Por isso é importante adaptar-se mediante às suas necessidades específicas, para isso, encontrar uma posição mais confortável e sem riscos para saída da sonda é o ideal para o padrão do sono não ser alterado [2].

É importante lembrar que mesmo que não haja consumo de alimentos pela boca, é necessário fazer a higienização. Mantenha a boca limpa através da escovação dos dentes três vezes ao dia, para evitar caries e infecções. Outra dica é hidratar os lábios, para evitar rachaduras e ressecamento. Além disso, no caso da sonda nasal, é importante limpar a narina aonde foi introduzida a sonda todos os dias, com um cotonete úmido, para evitar crostas e ferimentos [1]. 


Referencias:

[1] Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer. ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES QUE USAM

SONDA ALIMENTAR. 2003.

[2] Halliday, Vanessa, et al. "Patient and family caregivers’ experiences of living with a jejunostomy feeding tube after surgery for esophagogastric cancer." Journal of Parenteral and Enteral Nutrition 41.5 (2017): 837-843.

Receba a nossa newsletter

Por favor confirme:
Que você é um profissional de saúde e está seguindo
a orientação apropriada em seu país.

O conteúdo desta área é destinado apenas para profissionais de saúde.
Sim, eu sou um
profissional de saúde
Não, não sou um profissional
de saúde (sair desta área)